Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

A sangue frio: a obra prima de Truman Capote


Por: Luma Jatobá

Indispensável entre os alunos de jornalismo, o livro relata o cruel assassinato de uma família no estado do Kansas, EUA.Os Clutter eram uma típica família americana, o sr Clutter (homem generoso, bom pai e marido, patrão justo), a filha Nancy(jovem dedicada, bonita e sempre pronta a ajudar quem lhe pedisse), Kenyon(o único menino, era tímido, ficava na maior parte do tempo no sótão com seus inventos, as filhas Beverly e Eveanna que já não moravam mais na fazenda e a exceção, sra Clutter, que sofria de perturbações mentais. Ricos, queridos e reconhecidos nas redondezas, o crime chocou a pacata Holcomb que por ser pequena começou a viver sob tensão.

Os moradores achavam que o assassino estava entre eles, o que aumentava o clima de desconfiança e elevava o número de suspeitos. Para a polícia o trabalho era difícil pois quase não haviam pistas. Os Clutter não tinham inimigos, nenhuma suposição se enquadrava no caso daqueles crimes. Dinheiro?Vingança?Ciúmes?O que estaria por trás de um ato tão cruel?

O xerife Dewey enfrentava uma batalha contra o tempo, com a falta de provas e, após oferecerem recompensa por pistas, o telefone não parava de tocar com as teorias mais absurdas. Tornou-se obcecado pelo caso a ponto de não dormir, nem comer direito.

A sangue frio exigiu do autor anos de preparo, para escrevê-lo: pesquisou, colheu dados, pistas, impressões, fez várias entrevistas e se envolveu com a obra de tal forma que não terminou nenhuma outra após esta. Capote conhecia a identificação entre ele e o assassino, problemas familiares como: abandono, violência, desamor e suicídio fizeram parte de seus históricos de vida. "Fomos criados na mesma casa, só que eu sai pela porta da frente e ele pela dos fundos", diz.

Truman Capote soube fazer o casamento perfeito entre literatura e elementos jornalísticosno livro que prende o leitor do começo ao fim num suspense real.

Nenhum comentário: