Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Lesões em joelhos de atletas jovens causam aposentadoria precoce no futebol profissional


O futebol, esporte mais popular e praticado no Brasil tem tido seus atletas profissionais afastados do campo muito cedo. Está cada vez mais frequente, jogadores de futebl se aposentarem precocemente devido a lesões constantes que os impossibilitam de exercer suas atividades fisicas profissionalmente.

Frank e Keller et al afirmam que o esporte é responsável pelo maior número de lesões desportivas do mundo, representando 50 a 60% das lesões esportivas na Europa e de 3,5 a 10% dos traumas fisicos.

Essas lesões podem ser causadas pelo grande esforço exigido no futebol: muito contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como aceleração, desaceleração, mudanças de direção, saltos e pivoteamentos. Além de outros fatores como chuteiras, condições do gramado, excesso de treino e fadiga muscular.

A lesão mais comum é a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, também conhecido como L.C.A. Foi o caso do meio campista do Bayer de Munique, o alemão Sebastian Deisler que precisou se afastar definitivamente do campo após cinco cirurgias em janeiro de 2007. Ele já havia ficado de fora de duas Copas do Mundo.

O atacante colombiano Victor Hugo Aritzabál anunciou a aposentadirua em dezembro passado pelo mesmo motivo, aos 36 anos. Ele já defendeu o Cruzeiro e a seleção colombiana.

Os anos dourados do futebol brasileiro também tiveram suas pérdas motivadas por problemas no joelho. Garrincha sofria de artrose nos dois joelhos, foi cortado da seleção em 1964, se operou em 1965 e se aposentou no mesmo ano, aos 32 anos de idade.

O maior ídolo da história do América Mineiro, Reinaldo, teve sua primeira lesão aos 17 anos e teve que extrair os meniscos dos dois joelhos quando ainda era jogador juvenil. Depois de 14 anos no Atlético e passando por uma série de cirurgias encerrou sua carreira aos 30 anos.

Nenhum comentário: