Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Uninove promove debate sobre "Vampiros na mídia"


Por: Luma Jatobá


Na última sexta-feira, 27, durante a Semana da comunicação voltada aos alunos dos cursos de comunicação social a Universidade Nove de Julho inseriu na lista de palestras o tema "Vampiro na Mídia", ministrado pela Profa. Sandra Febbe, mestra em Comunicação pela Cásper Líbero. A palestra ocorreu no campus Santo Amaro com capacidade para 70 pessoas.

Febbe falou sobre o novo estereótipo dos vampiros e o poder de sedução deles através de um discurso midiático, estéticamente são menos assustadores que seus antecessores Conde Drácula e Nosferatu, e isso reflete no público atingido que é em geral formado por jovens e adolescentes. Parte da mística que envolve vampiros foi quebrada para dar um "ar" mais humano aproximando assim o sobrenatural do mortal, como na série True blood, que estréia a terceira temporada em meados de 2010 no canal HBO, onde os vampiros são revelados à população e lutam por direitos civis, após os japoneses criarem uma espécie de sangue sintético, que leva o nome da série.

O professor Thomas Garza, do departamento de estudos eslávicos e eurasianos da Universidade do Texas, tem uma teoria sobre o surto vampiresco. "Períodos de guerra, depressão econômica e desordem cultural aumentam a produção de ficção fantástica e focadas em vampiros. O conflito acaba voltando-se para dentro da pessoa quando passamos a questionar nosso status moral, político e fiscal. `Será que estamos sendo excessivos? Deveríamos nos conter mais?'. E hoje paracemos estar fazendo essas questões de novo", afirmou.

Nenhum comentário: