Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Adeus à Marcio Moreira Alves

"(...)A presença dos seus filhos nesse desfile é o auxílio aos carrascos que os espancam e os metralham nas ruas" trecho do discurso do deputado Federal em 1968 precedendo o AI-5
Por: Luma Jatobá


Na última sexta- feira, 3, Moreira Alves teve falência múltipla dos órgãos, insuficiência renal e respiratória, e foi diagnosticado como morto ás 18h25 pelo Hospital Samaritano onde esteve internado por cinco meses após ter sofrido um acidente vascular cerebral.

Marcito como era chamado pelos amigos, teve seu primeiro emprego com 17 anos no Correio da Manhã, foi correspondente de guerra durante a Guerra de Suez, entre Inglaterra e Egito mas ficou conhecido nacional e mundialmente após discurso na tribuna da Câmara, 2 de setembro de 1968, pedindo ao povo que não participasse do desfile de 7 de setembro. Considerado uma ofensa aos militares, Costa e Silva mandou processá-lo mas seus colegas o absolveram dando inico ao AI-5.

O país deixou de ser um lugar democrático e Moreira Alvez foi para o exílio, só voltando em 1979 com a anistia. Sua morte foi sentida em toda sociedade, o presidente Lula o classificou como um "homem de coragem", que "não se curvou ao autoritarismo da ditadura".


_____________________..._______________________________

Futuro do Afeganistão é discutido por líderes da Otan

Chefes de Estado dos países da aliança militar Otan reúnem-se neste sábado,4, em Estrasburgo, na França, para discutir questões os rumos do Afeganistão
Por: Luma Jatobá

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, apresenta hoje sua estratégia para o Afeganistão durante reunião da cúpula da Otan. Entre as medidas estão maiores contribuições em dinheiro e pessoal para auxiliar na estruturação e segurança das eleições que ocorrerá em 20 de agosto. Hillary Clinton, secretária de Estado, está otimista quanto as ajudas eutopéias pois no mês passado Obama traçou nova estratégia para a região com mais foco na fronteira com o Paquistão e reforço das tropas.

"É mais provável que a Al-Qaeda tenta cometer um grave ataque terrorista na Europa do que nos Estados Unidos, devido à proximidade", disse Obama na sexta-feira para convencer os europeus de que a ajuda é necessária e primordial. Lembrou ainda que combater a Al- Qaeda " não é uma missão americana, esta é uma missão da Otan, esta é uma missão internacional."


Nenhum comentário: