Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ato - vigília no masp lembra 60 anos da catástrofe palestina, nakba

Por: Luma Jatobá

O Mopat (Movimento Palestina para Todas) realiza dia 16 de maio um ato-vigília lembrando os 60 anos da nakba, a catástrofe de 15 de maio de 1948, quando se iniciou a vida do povo palestino em campos de refugiados e na diáspora, no momento em que foram expulsos cerca de 750 mil árabes não-judeus de suas terras e de suas casas por forças militares israelenses que legitimavam a criação unilateral do Estado de Israel, no vão livre do Masp, av. Paulista(próximo ao metrô trianon) previsto para começar às 17h.

O ato será marcado por intervenções culturais, como interpretação de poesia palestina de combate e músicas de protesto, apresentação de vídeo com peça de teatro feito em um campo de refugiados na Jordânia, entre outras iniciativas. Ao final, será feita vigília para homenagear as vítimas da ocupação, com pessoas vestidas de camisas pretas.

A iniciativa se dá num momento em que após 60 anos a catástrofe que teve avanços e retrocessos e mexeu com muitas vidas palestinas criou uma resistência através da memória das famílias, que contam seus dramas, sofrimentos e falam sobre as mortes.
Conhecendo a História
No dia 29 de novembro de 1947, as Nações Unidas recomendaram a partilha da Palestina em dois Estados, um judeu e um árabe. Esse plano jamais foi integralmente implementado, no entanto, criou o cenário da guerra de 1948, durante a qual Israel foi unilateralmente estabelecido como um Estado judeu no dia 15 de maio, mediante a limpeza étnica de mais de três quartos do povo palestino, confiscando suas terras e impedindo o seu retorno. Essa guerra é lembrada pelos palestinos como a Nakba (catástrofe) e deu início à mais longa ocupação no mundo contemporâneo, a qual já dura 60 anos. Desde então, as políticas e práticas israelenses violam a lei internacional, incluindo a Quarta Convenção de Genebra e a Convenção Internacional de Supressão e Punição do Crime de Apartheid.
Outro evento para relembrar a data
26 de maio - Segunda-feira - 19h – Clube Homs - Av. Paulista, 735- São Paulo
19h - História da Poesia Palestina - Prof. Dr. Paulo Farah – FFLCH/USP
19h30 - Filme Sanaúd - Voltaremos - Delegação brasileira visitou Arafat e os campos de refugiados palestinos no Líbano em 1980.
20h - A Catástrofe: refugiados, ocupação e resistência - Embaixador Arnaldo Carrilho e Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP).
21h45 - Apresentação de Charges - Artista e Cartunista Latuff.
22h15 - Dança da Bengala - Amyra El Khalili - Rede Samba do Ventre.
22h30 - Encerramento.
Homenagem póstuma a Souheil Sayeg - Fundador e primeiro Presidente da FEPAL
Realização: FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil
Apoio: FEARAB - Federação de Entidades Árabe Brasileiras – SP; BIBLIASPA – Biblioteca - Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes; Sociedade Árabe Palestino Brasileira de São Paulo.

Apoiam o ato:
ICArabe (Instituto da Cultura Árabe); Sociedade Árabe-palestina de São Paulo; SBM (Sociedade Beneficente Muçulmana); Assisp (Associação Islâmica de São Paulo); PCdoB-SP (Partido Comunista do Brasil); PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); Revolutas; MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra); Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas); PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado); Marcha Mundial de Mulheres; SOF (Sempreviva Organização Feminista); Uemb (União dos Estudantes Muçulmanos do Brasil); CUT (Central Única dos Trabalhadores); Casa de Cultura Santa Tereza; Projeto Arte e Cidadania; Comitê Democrático Palestino; Rede para Difusão da Cultura Árabe-Brasileira Samba do Ventre; Movimento Mulheres pela PAZ!

Nenhum comentário: