![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkwJepzVjgqKOIVg8Vk2S58EcdF1w1JYkx8H8TWuvTAuFnH0bofk9Yld01NxwX1KsfPSpOeGP3YzKkuX9mGJxTp_vqVD5AqBojKRyumv12MzhxueYKbZfbkPvjKHYbtbyTj3UiudiNNyQ5/s400/duvida.jpg)
Por:Leonard Almeida
Primeiramente quero parabenizar o acesso do São Bernardo F.C. à primeira divisão do Paulista. E claro, a grande final que o E.C. Santo André disputou com o Santos. Como diria o Cláudio Coutinho, é o “campeão moral”. Em suma, o esporte na região está bem representado e nos enchendo de orgulho. Mas não é disso que falarei aqui.
Diferentemente do esporte, especificamente o futebol, a Cultura no ABC vai mal das pernas. Em todas as sete cidades, é fácil reparar como há pouco (ou nenhum) incentivo a projetos que levem cultura e arte à população. Prova disso foi o fiasco do Festival de Paranapiacaba no ano passado, e a ausência de nossos municípios na rota da Virada Cultural do interior. São Bernardo foi a única cidade incluída na programação, quase que às pressas para não passar vexame. E as atrações não passam nem perto das de outras cidades de menor expressão. É vergonhoso nossa região, que tem tanta força e potencial econômico e político, não participar integralmente de um evento deste porte. Região essa que já recebeu bandas como Ramones, Deep Purple, e várias outras de peso, não pode se contentar em ter shows de artistas medianos ou medíocres.
Cultura, no latim, significa “cultivar o solo”. Desse jeito, o que está sendo cultivado para nossa população colher? Cadê a Cultura, ABC?
Nenhum comentário:
Postar um comentário