Com o objetivo de sanar a fome e o desperdício em São Paulo, Programa Ajuda “Alimentando”, apoiado pelo Centro da Cultura Judaica, arrecada alimentos para instituições que fornecem refeições diárias a necessitados da cidade, sejam eles judeus ou não
Por Polyana Pessoa e Evelin Pontes
Ministrado pela nutricionista Patrícia Giordano, o programa Ajuda Alimentando surgiu com o apoio do Centro da Cultura Judaica e com o objetivo de auxiliar as crianças que passam dificuldades nas ruas de São Paulo e também evitar o desperdício de comida pelos grandes comércios de frutas e verduras. Atualmente no Brasil, uma em cada quatro crianças passa fome, e na cidade de São Paulo são 300 mil crianças e jovens nestas condições, segundo dados da Secretária de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo.
Todos os alimentos são pré-selecionados pela equipe da nutricionista e encaminhados as instituições. De segunda a sexta-feira, são atendidas 32 instituições. Em apenas um dia o Ajuda Alimentando arrecadou pouco mais de 1 tonalada e doou os alimentos para sete instituições que servem refeições aos necessitados, sejam eles judeus ou não. Além do combate a fome, o Programa também oferece cursos teóricos para os cozinheiros das instituições. O objetivo é ensinar as pessoas como conservar e aproveitar cascas e outras partes dos alimentos que geralmente são desperdiçadas.
As frutas e as verduras são recolhidas em feiras livres, sacolões e armazéns, os produtos não perecíveis são arrecadados em padarias, supermercados, indústrias, campanhas e eventos. O Mercado Municipal, localizado no centro de São Paulo, é um dos fornecedores. “Caixas de chuchu, de cenouras e de outras verduras que já não são próprios para o comércio mais que ainda podem ser consumidos são doados, são esses os tipos de alimento que trabalhamos.”, afirma Patrícia.
As doações podem ser feitas por restaurantes, hotéis, supermercados, centrais de abastecimentos, padarias, docerias e os freqüentadores do Centro da Cultura Judaica podem contribuir com 1 Kg de alimento não perecível. A partir do próximo semestre a nutricionista vai dar dicas e receitas saudáveis pelo site do Centro da Cultura Judaica. Para ser um parceiro, os interessados devem entrar em contato pelo email: ajudaalimentando@culturajudaica.org.br ou pelo telefone (11)3065-4331.
Um comentário:
parabems patricia por sua coragem... e pena que sao poucas as pessoas que fasen o que voce fas ...
eu sou munto grata a voce por participa dos seos cursos e ter conhecido voce pessoa maravilhoasa
que se emporta com o procimo beijo;;;; raimunda gomes
Postar um comentário