Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Consumidor tem pé atrás com empresas que se “dizem” sustentáveis


Por: Luma Jatobá

Para debater “a transformação do consumidor para uma nova economia global”, a oficina do Instituto AKATU dividiu os presentes em mesas numeradas cada uma com um dos seis temas levantados: papel das empresas, comunicação transparente, decisões de compra mais sustentável, diálogo com o consumidor, sustentabilidade como diferencial competitivo e poder de mobilização do consumidor.

A discussão durou cerca de uma hora e meia com intervalos e intervenções, das 16h30 às 18h, o público gostou da forma interativa com que aconteceu “acho muito boa oportunidade, para troca de idéias, foi muito rico. Posso levar algumas sugestões de ações para empresa que trabalho” disse Paula Gargioni do Sesi Santa Catarina.

A relação com o consumidor do ponto de vista das empresas e a idealização do que é ser sustentável e não apenas parecer foi ponto chave do debate. Para o mediador Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, o consumidor passa a ser solidário e ter a percepção de que “estamos todos no mesmo barco” quando sente da empresa o compromisso dela com a sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade é ainda muito confuso na cabeça do consumidor, gerando desconfiança de ações empresariais. O marketing verde e a idéia de vestir uma camisa falsa de “ecologicamente correto” dificulta a diferenciação de quem é e os que apenas fingem ser. O que fica claro em pesquisa no Dossiê MTV, realizado em 2008, onde 39% dos jovens afirmam que algumas empresas fazem propaganda sobre sua ação de preservação ao meio ambiente, mas, na prática, poluem e não reciclam.

As soluções levantadas durante a oficina foi a de criar canais de comunicação entre as empresas através de mídias alternativas, transparência mesmo quando ocorra um erro e não só comunicados através de releases ou propagandas institucionais, levar o debate para dentro das empresas, educação e conscientização sustentável. “Me surpreendeu, mais uma vez reforçou que temos muitas idéias mas precisamos de co-responsabilidade para colocá-las em prática” relatou Beatriz Stutzel, da Indesa Brasil.

Foto: Claudia Perroni

Nenhum comentário: