Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Plano de saúde deve ficar 11% mais caro com inclusão de exames


Reajuste ocorrerá só no meio de 2011, mas algumas empresas já repassam preço novo

Os planos de saúde deverão ficar 11% mais caros por causa da nova cobertura, que vai incluir 70 exames médicos e odontológicos, além de ampliar o número de consultas com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais a partir de segunda-feira (7). A estimativa é da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo), entidade que responde pelas empresas que têm hospitais próprios.

O consumidor só sentirá o aumento por conta do novo rol de exames em meados de 2011, já que o valor do reajuste é calculado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com base nos custos dos planos de saúde nos últimos 12 meses. Apesar de o aumento estar previsto só para o ano que vem, algumas operadoras já estão "antecipando" o reajuste, afirma o presidente da Abramge, Arlindo de Almeida.

- As empresas serão obrigadas a oferecer os 70 novos procedimentos imediatamente, só que o repasse só virá no ano que vem. Não existe isso! É como você levar uma televisão da loja de graça e pagar só depois. Por isso, algumas operadoras já estão aplicando entre 12% e 15% nos novos contratos. Elas estão tentando antecipar o impacto do novo rol.

A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), que representa 17 empresas responsáveis por cerca de 18 milhões de beneficiários (34% do total), preferiu não estimar o valor do reajuste. Isso porque o custo é calculado a partir do valor do procedimento multiplicado pelo número de vezes que o exame é utilizado, informa a diretora-executiva da entidade, Solange Beatriz Mendes.

- Um exame pode ter um custo altíssimo, mas foi usado apenas uma ou duas vezes. Então, não significa nada para operadora. Não se sabe o tamanho dessa demanda. Por outro lado, pode vir uma avalanche de utilização dos exames e então ter um impacto maior.

Fonte: R7

Nenhum comentário: