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quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lombada eletrônica: desfazendo mitos e esclarecendo dúvidas


Elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos motoristas nas grandes cidades mas, pouca gente sabe como elas funcionam. Por isso hoje nosso intuito é apresentar como funciona mais um dos recursos do trânsito brasileiro.

Como funciona a lombada eletrônica?
Duas bobinas (do tipo laço magnético) são instaladas na pista a 4 metros uma da outra, abaixo do asfalto e cerca de 20 metros antes do monolito no sentido do fluxo do trânsito, gerando um campo eletromagnético.

A passagem do carro metálico sobre as bobinas produz uma variação no campo eletromagnético.

Um sistema eletrônico baseado na variação do campo calcula a velocidade do veículo indicando-a no display do monolito e emitindo um sinal luminoso e outro sonoro.

Quando a velocidade registrada for superior ao limite permitido e a margem de tolerância for superada uma máquina fotográfica é acionada.

Sinalização Luminosa
Lâmpada laranja: indica atenção
Lâmpada verde: indica velocidade permitida
Lâmpada amarela: indica velocidade acima da permitida

Sinalização Sonora
Sirene: alerta motoristas e pedestres para o veículo em alta velocidade
Bip: alerta os pedestres para o veículo que se aproxima

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