Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Caso Isabella: a espetacularização da notícia


Há quase dois anos, em 29 de março de 2008, Isabella foi encontrada morta no jardim do prédio do pai, com quem passava os finais de semana. De imediato soube-se que se tratava de homicídio e que a menina tinha sido jogada do 5° andar, logo o pai Alexandre Nardoni e a madrasta Ana Carolina Jatobá passaram a suspeitos do assassinato.

O crime chocou o país, foi capa de jornais, revistas, tema de programas da tarde, telejornais...virou um espetáculo midiático. Depois deste surgiram outros mais bárbaros porém não tiveram nem um quinto da repercussão. Aliás quem se lembra do pai e da madrasta que colocaram fogo nos filhos, cortaram o que sobrou empedaços e jogaram no lixo? E da mãe que serrou seus dois filhos ao meio sendo que a menor tinha um ano e sete meses?

O que aconteceu nestes casos? Cadê a indignação?A opinião pública? A mídia? Arrisco um palpite, estes casos não tiveram atenção pois se tratavam de pessoas pobres, de classe baixa, e isso é normal na miséria, na favela, na periferia...quem se comove com menos algumas crianças pobres no mundo? Agora uma menina de classe média, branca e com pais graduados sim, é absurdo.

Dois anos depois do ocorrido o julgamento do casal virou o que José Arbex Jr chama de "Showrnalismo" em seu livro homônimo. O Fórum de santana não cabia mais tantos curiosos, desocupados e afins que vieram de outras cidades e até estados apenas para satisfazer sua vontade sádica de fazer parte de ser testemunha ocular da condenação dos assassinos e da dor de suas famílias, das três envolvidas (Oliveira- da mãe de Isabella, Nardoni- do pai e Jatobá- da madrasta).

Não estou defendendo os réus, longe disso, cada um deve pagar pelos atos que comete e os 31 anos de prisão de Alexandre Nardoni, não serão suficientes para fazê-lo esquecer o que fez, a consciência é cruel e não há como tirá-la de dentro de nós, o mesmo vale para Ana Jatobá. E este tempo que eles ficarão na cadeia não vai amenizar o sofrimento de Anna Carolina Oliveira trazendo a pequena Isabella de volta.

Minha indignação é com os abutres, os urubus que só esperam a desgraça alheia para vender mais, que transformam a dor de famílias em R$. E aos que são por estes ignorados pela classe social não despertar apelo popular.

Tomara que os filhos do casal não sejam condenados pelos atos dos pais, afinal são apenas crianças e não tem culpa.

Nenhum comentário: