Informação objetiva

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O surto da gripe suína espalha pânico em vários países


Por: Luma Jatobá


Confirmada recentemente a onda da gripe suína no México, levando à morte oficialmente 7 pessoas e deixando aproximadamente 2 mil sob suspeita de contaminação a doença viral está preocupando diversos países no mundo. A Organização Mundial de Saúde elevou para 5 o nível de risco numa escala que vai até 6, dando ao vírus a característica de "pandemia".


Estados Unidos e Europa já garantiram medidas de segurança, nos países europeus as viagens para o México só são aceitas em caso de emergência pois estão evitando contato para não arriscar sua população. Já nos EUA, com alguns casos confirmados em quatro cidades, a apreensão é redobrada principalmente na região das fronteiras, após a morte da primeira vítima no país.


O Brasil também está tomando providências como precaução, nos aeroportos os vôos vindos dos países em que o surto já se manifestou ainda no avião antes de pousarem são lidos os sintomas da doença, que são: dores musculares, febre acima de 39 graus, corisa e resfriado, também são distribuidos máscaras cirúrgicas. Como o período de manifestação do vírus é de 3 a 7 dias os dados dos viajantes são guardados para um acompanhamento médico preventivo.


Há alguns dias atrás a equipe Vez e Voz anunciou que o número oficial de mortes pela gripe eram de 20 pessoas, dado divulgado pela OMS, porém a organização voltou atrás afirmando que as outras 13 pessoas morreram de pneumonia.

Nenhum comentário: